domingo, 15 de julho de 2012

Passaporte carimbado- Felipe França

Aquela história de Felipe França ser só bom nos 50m peito, prova não olímpica, já é passado. Nos últimos dois anos, ele melhorou bastante nos 100m peito e entra em Londres com o terceiro melhor tempo da temporada: " É essa melhora que eu tive e conquistei muitas coisas nos últimos meses. Esse tempo me dá uma final olímpica e quero superar grandiosamente esse tempo para levar o ouro" comentou Felipe, se referindo aos 59s63 que fez no Maria Lenk.

Entrevistei umas seis vezes o Felipe nos últimos anos e o que sempre me impressionou foi que ele nunca fala só da medalha. Ele sempre fala que está pensando no ouro e só no ouro. "Se eu estou numa competição, estou para ganhar. Treino para ser vitorioso".

No mundial do ano passado, em que ele levou a medalha de ouro nos 50m peito, falhou nos 100m. Fez um tempo muito bom nas eliminatórias, 1m00s01, mas nadou mal a semifinal, ficando fora dos oito melhores: " As coisas que aconteceram lá no mundial não foram boas. Tive muita dor de cabeça, que me incomodou muito. Toda perda vem para conseguir uma vitória posterior" comentou.

O principal ponto da melhora do peitista foi a perda de peso. Ele disputou o mundial de 2009 quase 15 quilos mais pesado que seus rivais e agora está tão forte como antes, mas mais leve. " Estou uma alimentação que nunca tive antes" resumiu.


Quanto ao revezamento 4x100m medley, que acontece no último dia da natação na Olimpíada, Felipe ainda não sabe muita coisa: "Realmente eu não sei nem quem vai nadar. Vou fazer o melhor para que possa entrar no time e ganhar uma medalha. No papel, nosso time é muito bom".

Outro grande trunfo de Felipe está fora das piscina, no técnico Ari, o melhor do Brasil no nado peito. Ele sabe da probabilidade de medalhas de seu pupilo. "O tempo é o que menos importa. Ganha quem bater na frente. Por isso que eu acho que os melhores tempos vão sair na semifinal".

Acho sinceramente que Felipe está no bolo pela briga das medalhas. Entrar como o terceiro do mundo lhe dá uma confiança. Se nadar o que sabe e o que fez essa temporada, está no bolo.

A série Passaporte Carimbado falará das chances de cada um dos atletas brasileiros que vão a Londres. Objetivo é entrevistar TODOS que vão em esportes individuais e uma boa parte dos que vão em coletivos.

Um comentário:

  1. O problema eh a golfinhada q ele SEMPRE da em todo final da prova quando se estica pra tocar na parede. Todo mundo jah tah notando isso, se brinca, em Londres jah vai esta visado e pode perder medalha por causa disso. Inclusive pode prejudicar tb o nosso 4x100 medley.

    ResponderExcluir